ENCONTROS CIENTÍFICOS/ADMINISTRATIVOS

 

A educação permanente é uma exigência no desenvolvimento profissional, uma vez que requer novas formas de encarar o conhecimento e os constantes desafios do mercado de trabalho. Atualmente, muito além do conhecimento técnico-científico, é preciso interagir e intervir na realidade atual. O profissional moderno deve ter como características a autonomia, a capacidade de aprendizagem e a competência de relacionar a teoria com a prática e vice-versa.

Percebe-se a educação permanente como uma habilidade de aprendizagem contínua, desenvolvida pelo sujeito durante sua vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se, acompanhando as mudanças no mundo.

O Coren-PI promove anualmente o ENCREPI – Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, que acontece a cada ano em diversas cidades do interior do estado. O objetivo é descentralizar o debate e o aprimoramento profissional, abrangendo profissionais que não podem se deslocar até a sede. Após percorrer as macrorregiões do Piauí, a programação anual é encerrada em Teresina, onde são discutidos temas diversos sobre o cuidado de Enfermagem. 

Outro evento organizado pelo conselho é o Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos, que ocorre uma vez por ano, na sede do Coren-PI. Nele, os responsáveis técnicos pelos serviços/ensino de Enfermagem do estado do Piauí reúnem-se para tratar de temas sobre gestão, resoluções, leis e práticas exitosas.

Também realizado anualmente, o Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (ENATEPI), tem como finalidade a discussão de temáticas de interesse do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem no âmbito dos quadros II e III, enfatizando a legislação e questões éticas no exercício profissional.

 Já o Seminário Administrativo tem como público-alvo os conselheiros, empregados públicos e colaboradores do Coren-PI. É o momento em que é possível avaliar as ações realizadas no ano por todos os setores, bem como programar as atividades a serem executadas no ano seguinte.  Sem esquecer, é claro, das palestras motivacionais e da oportunidade de integração e confraternização dos funcionários.

A idealização desses eventos está alicerçada nas exigências sociais e mercadológicas atuais. O objetivo é oferecer ao profissional qualificação, com conhecimentos diferenciados, criatividade intelectual, capacidade analítica e competência para o trabalho coletivo e para as relações humanas. Desse modo, buscamos preparar cada profissional de Enfermagem para a tomada de decisões, com vistas a uma prática mais compreensiva, abrangente, humana e segura. 

 

SEMANA DA ENFERMAGEM

 

Durante o mês de maio, o Coren-PI promove vários eventos alusivos à “Semana da Enfermagem”, onde são realizados encontros em parceria com instituições de ensino e saúde, em diversas cidades, ministradas por conselheiros, fiscais e colaboradores do conselho. Os temas da Semana da Enfermagem são os mesmos abordados pelo Cofen, como forma de manter a unidade das temáticas trabalhadas a cada ano. Além disso, o Coren-PI contribui com instituições, de saúde e ensino, nas atividades específicas desenvolvidas em comemoração ao mês da Enfermagem. 

Por meio de materiais de apoio para a realização de eventos da área da Enfermagem, o Coren-PI contribui para a visibilidade e valorização profissional da Enfermagem. As instituições são atendidas mediante solicitação feita por ofício especificando data e objetivo da utilização do material.

 

MARCHA PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO

 

Anualmente, sempre no mês de novembro, o COREN-PI promove a Marcha pela Humanização do Parto, em parceria com a ABENFO-PI. A ação, que envolve ainda outros conselhos de classe e organizações não governamentais, alerta sobre os casos de violência obstétrica e aos altos índices de cesariana. A Marcha Pela Humanização do Parto já faz parte do calendário da Teresina, sendo realizada em formato de caminhada e reunindo cerca de quatro mil pessoas. Nos últimos dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19 e visando ampliar a participação em nível nacional, o evento foi realizado de forma online. Em 2022, A X Marcha Pela Humanização do Parto será realizada em seu formato original e terá como tema: Pela garantia de uma rede de atenção humanizada à gestação, ao parto e ao puerpério.

 

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

 

O Coren-PI recebe, durante o ano inteiro, alunos dos cursos Técnico de Enfermagem e de Bacharelado em Enfermagem de diferentes instituições piauienses para visitas técnicas. Nos eventos, são ministradas palestras por conselheiros ou enfermeiros fiscais promovendo trabalho preventivo, unindo a legislação e a prática do dia a dia que os futuros profissionais irão vivenciar.

 

PROJETO MAIS FISCALIZAÇÃO

 

O Projeto Mais Fiscalização, idealizado em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, visa promover a estruturação e/ou ampliação das atividades de fiscalização e estabelecer uma uniformidade organizacional e funcional no Coren-PI. Além de fortalecer o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, favorece o exercício de Enfermagem seguro e impulsiona a visibilidade do Coren-PI.

 

A iniciativa acaba por fomentar o aumento da arrecadação do regional, ampliando o acesso à educação em legislação e ética, e a área territorial contemplada com atos e ações fiscalizatórias. Em 2022, a fiscalização do Coren-PI recebeu uma série de materiais de informática e de escritório, entre eles notebooks, tablets e mesas, e dois novos veículos. A expectativa é que os equipamentos possibilitem às fiscais o desempenho de suas atividades com excelência, influenciando diretamente na qualidade do exercício profissional de Enfermagem, que engloba, além dos profissionais, a sociedade em geral.

 

RECONHECIMENTO E HISTÓRIA

 

Iniciado no ano de 2021, o Prêmio Benevina Villar – Profissional Destaque da Enfermagem Piauiense é uma solenidade que homenageia os profissionais de Enfermagem que prestaram relevantes serviços, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento, visibilidade e consolidação da Enfermagem piauiense. A cerimônia pública acontece anualmente e é uma forma de reconhecer, valorizar e proporcionar ainda mais divulgação sobre o cotidiano e importância dos profissionais de Enfermagem.

 

PISO SALARIAL


No Brasil, a Enfermagem representa cerca de 2,6 milhões de profissionais. Desses, aproximadamente 46 mil estão inscritos no Piauí. Após mais de 30 anos de luta, este ano, 2022, a Enfermagem Brasileira conquistou a tão sonhada regulamentação do piso salarial.

A Enfermagem Brasileira protagonizou uma das maiores mobilizações de classe da história recente. O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, assim como o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, esteve presente em todo o processo de tramitação do PL2564/2020 e da PEC 11, atual Emenda Constitucional Nº 124.

 

JORNADA DE 30 HORAS

 

A redução da jornada semanal de trabalho para 30 horas, uma das principais reivindicações dos profissionais de Enfermagem é tema do Projeto da Lei nº 2.295/2000 no Congresso Nacional, mas apesar do empenho do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos Conselhos Regionais, Aben, Escolas, Sindicatos e demais associações, o PL que já foi aprovada nas devidas Comissões Internas, permanece na pauta prioritária do Plenário da Câmara há anos, sem, contudo, ir à votação em plenário. 

Se aprovado, os resultados não beneficiarão apenas os profissionais, mas toda a sociedade. Afinal, para uma boa assistência de Enfermagem é preciso que os profissionais gozem de pleno equilíbrio físico e mental, uma vez que seu trabalho demanda concentração, perícia e paciência. A redução da carga horária significará menor nível de estresse e atendimento ainda mais humano.

Com a morosidade do Congresso Nacional, a estratégia tem sido a discussão e busca da aprovação da redução da Carga Horária para 30 horas semanais na rede pública estadual e nos municípios piauienses. Alguns municípios piauienses que já possuem jornada de 30 horas regulamentada, como: São Gonçalo, Luís Correia, Miguel Alves, Canto do Buriti, Palmeirais, Ilha Grande, Barreiras, Santa Luz, Júlio Borges, Piripiri, Curimatá, Barras, Altos, Demerval Lobão, Brasileira e Capitão Gervásio.  

Outra conquista histórica foi a aprovação da Carga Horária de 30 horas semanais para rede pública estadual (Lei Nº 7724/2022), conquistada em janeiro de 2022, e que contou com participação ativa do Coren-PI, com a entrega do texto base para o deputado responsável pelo projeto de lei, deputado estadual Coronel Carlos Augusto. Durante os anos de 2021 e 2022, o Coren-PI entregou o texto base para a elaboração do projeto de lei em mais de 50 municípios. Seguimos na luta pela aprovação das 30 horas semanais em nível federal e municipal.