Projetos/Programas/Ações

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Coren-SP, Gestão 2024-2026.

 

“Coren Participativo”

O programa Coren Participativo é um canal permanente de diálogo com a Enfermagem Paulista e tem como principal objetivo promover a aproximação dos Profissionais de Enfermagem ao Conselho, por meio de visita nas instituições.

Nas ocasiões, os Conselheiros ficam à disposição dos Profissionais para esclarecimento de dúvidas sobre ética e legislação profissional, e disponibilização de serviços, tais como: renovação das carteiras de identidade profissional, orientações para requerimento de inscrição remida, solução de pendências com o Conselho, entre outros.

 

 

“Ingressa”

O programa Ingressa foi criado para aproximar o futuro profissional de enfermagem aos assuntos relacionados à ética e à legislação.

São realizadas palestras para estudantes do último ano da graduação e dos cursos técnico e auxiliar de Enfermagem, onde são divulgadas a história do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sua finalidade, as atividades desenvolvidas pela Autarquia e pelos Conselheiros, a estrutura física e de recursos humanos e logísticos, entre outros temas.

 

 

“Primeiro Emprego”

O programa Primeiro Emprego foi desenvolvido pelo Coren-SP para contribuir com a qualificação e valorização da força de trabalho em enfermagem, de maneira apoiada para indução da inserção precoce no mundo do trabalho, além de apoiar o desenvolvimento da autonomia, da segurança de competência ético-políticas e técnico-científicas aos profissionais de enfermagem para o exercício da prática profissional. Assim, foi estruturado um plano de qualificação dessa mão de obra, para ampliar as oportunidades de emprego.

 

 

“Cuidando de Quem Cuida”

Para apoiar a categoria no enfrentamento do adoecimento mental, principalmente, decorrente do trabalho, o Coren-SP lançou o programa Cuidando de Quem Cuida, que realiza palestras e ações de apoio à saúde mental e incentivo ao autocuidado em parceria com instituições sem fins lucrativos.

 

 

“Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização (NAAF)”

O programa visa aproximar o Coren-SP dos profissionais de enfermagem, acompanhando o seu cotidiano, identificando condições inadequadas de trabalho e apoiando a prática profissional. As ações ocorrem junto ao trabalho desenvolvido pela Gerência de Fiscalização.

 

 

“Comissão de Relações Institucionais (CRI)”

A Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP tem como missão estreitar as relações com as entidades representativas da enfermagem, com o poder público, organizações não governamentais, entidades de ensino e de saúde, fortalecendo as relações do Coren-SP e buscando sempre atender os interesses da enfermagem e de seus profissionais.

 

 

“Coren-SP Com Você”

A proposta é aproximar o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) dos auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e obstetrizes que residem em municípios sem unidades da autarquia, de forma a estimular a participação nos projetos da gestão e discutir temas de interesse da categoria.

 

“Programa Acolhe Coren-SP”

O programa Acolhe está voltado para o atendimento de demandas de profissionais sobre os temas que demandem uma atuação mais específica da gestão.

O atendimento é realizado presencialmente no sexto andar da Sede do Conselho, de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h.